quarta-feira, 26 de novembro de 2014

NUTRIÇÃO: HIDRATAÇÃO CORRETA NA MARATONA

Em maratonas, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado, pois o corpo é submetido a um esforço intenso por tempo prolongado, o que faz com que a perda de líquido e sais minerais sejam maior. Feita da forma correta, a hidratação mantém o equilíbrio hídrico e a temperatura do corpo, além atuar no controle de eletrólitos, como o sódio e o potássio.
    A hidratação adequada deve começar antes mesmo da prova. O American College of  Sports Medice recomenda a ingestão de cerca de 500 ml de líquidos nas duas horas que antecedem o exercício para que haja tempo suficiente para a eliminação da água ingerida. Durante a corrida, a ingestão de líquidos deve ser iniciada logo e em intervalos regulares de 15 minutos, com o objetivo de repor as perdas decorrentes do suor. E o ideal é que a temperatura do líquido seja menor que a ambiente, em torno de 15 a 22ºC. 
     Por se tratar de uma prova com duração maior, recomenda-se a adição de quantidades adequadas de carboidratos e eletrólitos. Assim como o corredor deve ter cuidado para que não falte líquido no organismo, também precisa estar atento para não exagerar. Isso porque o excesso de água faz com que a concentração de sódio no sangue baixe, podendo causar um distúrbio hidroeletrolítico (hiponatremia) ou mesmo aumentar o peso corporal do atleta ao final do percurso da maratona.


Cássia dos Reis Medeiros – Nutricionista

www.clinicanutrivida.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário