quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

SAIA DO ZERO: Principais modalidades esportivas praticadas nas praia - Parte I


Se divertir na praia, não há nada melhor. Claro que existe: queimar calorias e deixar o corpo em dia enquanto curte o lazer do veraneio! Conheça um pouco das principais modalidades esportivas praticadas nas praia e quais os benefícios de cada uma para o corpo: 

  • FRESCOBOL
Material necessário: raquetes de madeira para rebater uma bola de borracha oca.

Regras básicas: não existem vencidos nem vencedores. O único objetivo é manter a bola no ar o maior tempo possível.

Quantas calorias queima: até 820 calorias por hora.

Músculos que trabalha: é um bom exercício cardiovascular, pela intensa repetição de movimentos. Exige bastante das articulações e trabalha bem quadríceps e panturrilhas, bem como braços, ombros e tronco.

Principais benefícios ao corpo: o praticante desenvolve força, velocidade e coordenação motora de braços e pernas. Os exercícios são semelhantes aos da musculação, como o leg press (movimento de flexão e extensão de pernas com peso) e o supino (trabalho de braços com peso).

Cuidados necessários: não há restrição de idade, peso, altura ou sexo. O frescobol só deve ser evitado por pessoas com problemas articulares e de coluna, já que força ombros e joelhos. Pratique sempre respeitando o espaço de outros banhistas na beira da praia.

  •  TACOBOL
Material necessário: dois tacos, bola de borracha, dois tripés de madeira — vale substituir por lata ou garrafa.

Regras básicas: duas duplas se enfrentam. Uma dupla tenta derrubar o tripé adversário com a bola, enquanto a outra tenta rebater a bola com o taco e impedir que o tripé seja derrubado. Vence quem chegar primeiro a 10 pontos.



Quantas calorias queima: cerca de 400 calorias por hora.

Músculos que trabalha: abdômen, peitoral, braços., antebraços e pernas.

Principais benefícios ao corpo: desenvolvimento de habilidades de deslocamento, manipulação, socialização, noção de tempo-espaço, coordenação motora, flexibilidade, força e agilidade.

Cuidados necessários: podem ocorrer acidentes, principalmente com os tacos. O lançador que fica atrás do rebatedor deve ficar um pouco afastado para não ser atingido.


  • SURFE

Material necessário: uma prancha adaptada ao tamanho e às características físicas do atleta; lash — a famosa cordinha, geralmente amarrada junto ao calcanhar do atleta para não perder a prancha; parafina, para manter a adesão do atleta na prancha.
Regras básicas: nunca entrar sozinho no mar, observar as condições da água, nunca surfar junto às rochas, evitar zonas de atuação de praticantes mais experientes. A boa conduta do surfista estabelece como regra uma pessoa por onda.
Quantas calorias queima: até 600 calorias por hora.

Músculos que trabalha: braços, costas, tórax, peitoral, glúteos, panturrilha.

Principais benefícios ao corpo: aumenta em até 85% a capacidade cardiorrespiratória, melhora bastante o equilíbrio e a resistência física. Movimenta quase todos as articulações e músculos do corpo, fortalecendo principalmente a musculatura da região peitoral, os braços, as costas, os glúteos e a panturrilha.

Cuidados necessários: precisa saber nadar. Observar se a área é destinada ao surfe e que não é próxima de nenhuma plataforma de pesca. 

FONTE: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2011/12/conheca-os-beneficios-dos-esportes-de-verao-para-a-saude-3603933.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário