quinta-feira, 12 de março de 2015

NUTRIÇÃO: Batata Doce - Alternativa para atletas

Sem os nutrientes necessários, o corpo não consegue reconstruir o tecido muscular que foi danificado durante o treino e consequentemente ao invés de ganhar massa muscular a pessoa acaba perdendo.
A batata doce é um dos alimentos preferidos dos praticantes de musculação e está presente no cardápio da maioria dos atletas. Sendo uma das principais fontes de carboidrato, ela normalmente é colocada nas dietas junto de alguma fonte de proteína e o ideal é ser consumida durante o dia, e principalmente, entre 1 e 2 horas antes de uma sessão de treinamento.
Em grande parte, o sucesso da batata doce deve-se ao seu baixo índice glicêmico (IG). Esse índice indica a velocidade com que o açúcar (glicose) vai parar na circulação assim que comemos, sendo assim quanto mais baixo melhor. Alimentos com baixo IG liberam energia mais lentamente, o que faz com que o pique para o treino seja mantido por mais tempo, o oposto ocorre quando são consumidos alimentos de alto IG, como: pão branco e doces, que fazem o açúcar entrar depressa, causando o caimento do rendimento e a fome antes da hora.
Além do índice glicêmico favorável, esse alimento possui alta taxa de vitamina A, vitaminas do complexo B e alguns sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, fósforo e um pouco de vitamina C. Suas folhas também são bem nutritivas e podem ser preparadas como qualquer outra verdura de folha. Além de tudo é abundante e barata no nosso país!
Vale ressaltar que a inclusão da batata doce na dieta do praticante de atividade física ou atleta em quantidades apropriadas, assim como de qualquer outro alimento, depende de vários fatores. A dieta deve possuir o adequado equilíbrio entre os nutrientes, pois de nada adianta utilizarmos uma ótima fonte de carboidratos, se os demais nutrientes da dieta não estiverem presentes com a mesma harmonia.

Cássia dos Reis Medeiros – Nutricionista

www.clinicanutrivida.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário