Os alimentos termogênicos são aqueles capazes de aumentar o metabolismo e a temperatura corporal, podendo ter efeitos potencializadores na queima de gordura.
Cada substância é capaz de aumentar o metabolismo com mais ou menos intensidade. Por exemplo, a capsaicina consegue aumentar em até 20%, o gengibre em até 10%. Mas isso depende da quantidade ingerida e da variedade de termogênicos ofertados.
Estes alimentos podem ser consumidos diariamente, de preferência até as 18 horas, pois podem atrapalhar o sono, que também é responsável pela perda de peso e balanço hormonal. O indicado é ingerir os alimentos termogênicos 30 minutos antes da realização de uma atividade física que não seja no período noturno para acelerar o metabolismo e auxiliar na queima de gorduras.
Também há restrições para pessoas com alguns tipos de patologias e perfil. Os hipertensos, cardiopatas, com disfunção tireoidiana, com problemas gastrointestinais, gestantes e crianças devem consumir termogênicos apenas sob orientação. Eles podem elevar a pressão arterial, causar taquicardia, irritar a mucosa gástrica e aumentar demais o gasto energético, que pode ser prejudicial em casos de hipertireoidismo.
Cássia dos Reis Medeiros – Nutricionista
www.clinicanutrivida.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário