sexta-feira, 30 de maio de 2014

OXIDAÇÃO DE LIPÍDEOS NA ATIVIDADE FÍSICA


Além de se manter saudável e uma busca por uma melhor qualidade de vida, um outro motivo mais procurado pela prática de exercícios físicos são as famosas 'gordurinhas' indesejáveis.
As gorduras representam a maior reserva de energia do organismo, sendo encontrada no tecido adiposo e no plasma. O tecido adiposo constitui a forma de armazenamento de todo o excesso de nutrientes, quer este excesso seja oriundo dos carboidratos, proteínas ou mesmo dos próprios lipídios.
A intensidade da atividade física influencia a questão da oxidação lipídica. A quebra de gordura é aumentada, tal que sua maior taxa degradativa encontra-se em exercícios de baixa intensidade como caminhadas, mas a queima líquida de gordura alcança valores aumentados em exercícios praticados entre 55 e 72% do VO2max, principalmente em indivíduos mais treinados.
No caso de exercícios prolongados ou jejum, os corpos cetônicos são usados no lugar da glicose, fazendo com que menos aminoácidos sejam empregados na gliconeogênese, assim sendo, preservando as proteínas e a massa muscular.

Cássia dos Reis Medeiros – Nutricionista
www.clinicanutrivida.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário