terça-feira, 2 de junho de 2015

NUTRIÇÃO - Isotônico ou água de coco?












Bebidas isotônicas são repositores hidro eletrolíticos formulados a partir da concentração variada de eletrólitos e carboidratos, com o objetivo de reposição hídrica e eletrolítica (de minerais) decorrentes da prática de atividade física.

Durante o exercício físico, principalmente aqueles que exigem maior esforço do indivíduo, o isotônico pode ser indicado, pois possui a concentração de água e sódio aproximada do suor, ou seja, evita que o atleta se desidrate com maior facilidade, mantendo o equilíbrio entre a água e os sais minerais do corpo. Além disso, como possui carboidratos em sua composição, este tipo de bebida pode beneficiar atletas que precisam desta rápida fonte de energia em seus treinos. Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, a concentração ideal de carboidratos em bebidas isotônicas para potencializar a performance é de até 6%.

Hoje, o consumo das bebidas isotônicas é maior do que o da água, por causa de sua palatabilidade. Características como temperatura da bebida, “doçura” e sabor influenciam sua aceitabilidade, estimulando, portanto, o seu consumo. Porém, cuidados devem ser tomados pois, tradicionalmente, os isotônicos são preparados utilizando-se corantes, conservantes e aromatizantes artificiais! Ou seja, não é um produto natural.

A água de coco é um produto leve e refrescante encontrado principalmente nas regiões norte e nordeste do Brasil. Vinda do coco verde, tem alto valor nutricional, com aroma e sabor suaves e pode ser consumida por todas as idades (a partir dos 6 meses de vida). Ela é um bom repositor hidro eletrolítico, ou seja, tem boas quantidades de minerais e eletrólitos, principalmente o potássio. Contudo, é pobre em sódio, não sendo tão eficiente na reposição deste mineral, que é amplamente perdido em exercícios de alta intensidade ou em exercícios feitos em locais de temperaturas elevadas.



Cássia dos Reis Medeiros 
Nutricionista


Nenhum comentário:

Postar um comentário