É fácil perceber o quanto a bicicleta pode contribuir para que os idosos mantenham-se ativos e participativos. A explicação está, principalmente, em dois fatores. O primeiro deles é a socialização. Ao pedalar, o idoso assume uma nova postura diante da vida. Ao invés de tornar-se mais sedentário e retraído, ele passa a sair, passear, e nessas idas e vindas, conhece pessoas, faz amizades, socializa-se.
O segundo fator está relacionado aos benefícios físicos. Os benefícios à saúde de adultos idosos resultantes da prática do exercício, em especial o ciclismo, são os seguintes: redução da mortalidade em geral, aumento da estabilidade postural, menor incapacidade funcional, melhoria da autoimagem, melhoria do sono, aumento do bem-estar psicológico e incentivo para promover outras mudanças no estilo de vida.
Além do mais, praticar atividade física retarda os efeitos do envelhecimento. Para cada efeito (encolhimento de estatura, enfraquecimento dos ossos, flexibilidade, etc), há um exercício em específico que pode ser indicado por um profissional. O exercício parece ser o recurso mais eficiente contra o envelhecimento. É a melhor garantia para a longevidade com qualidade de vida.
Fonte: www.revistabicicleta.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário