Não precisamos sentir sede para ficarmos desidratados. No verão, quando nos expomos a altas temperaturas, a hidratação é fundamental para a saúde. Infelizmente, alguns hábitos alimentares e tipos de bebidas que consumimos aumentam o risco de desidratação. Beber muito refrigerante (devido ao teor de fósforo) ou consumir sucos e alimentos açucarados faz o corpo perder fluídos e pode levar à desidratação mais rapidamente.
1. Manter uma jarra de água gelada e copos à mão. Levar sempre uma garrafa de água quando estiver fora de casa.
2. Aumentar a ingestão de líquido, especialmente quando fizer exercícios físicos. Beber um copo antes dos exercícios e um copo a cada 15 a 20 minutos ao longo dos exercícios físicos.
3. Dar preferência, durante o verão, a certos alimentos com um alto conteúdo de água, que podem ser uma grande fonte de hidratação, como, por exemplo, acelga, alface, agrião, bertalha, brócolis, chicória, couve, couve-flor, espinafre, jiló, maxixe, pepino, pimentão, repolho, rúcula, tomate, aspargos, laranjas, melancia, suco sem açúcar, água de coco, uva, maçã, morango, kiwi, limão, abacaxi, entre outros.
4. Evitar refrigerantes e alimentos açucarados. Os sucos devem ser diluídos em água a razão de 50% ou deve-se preparar águas aromatizadas, para ajudar a fornecer mais água e menos calorias do açúcar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário