quinta-feira, 17 de abril de 2014

NUTRIÇÃO: Os riscos de praticar atividade física mantendo uma dieta de baixo teor calórico

A densidade calórica de alguns tipos de dietas, como dieta de muito baixo índice glicêmico, dietas de SPAS, líquidas, semanais e etc, geralmente é extremamente baixa, ficando muito aquém da necessidade energética de um individuo adulto. Com isso, durante o período de seguimento é possível que ocorram episódios de mal estar, fraqueza, tonturas, dores de cabeça, indisposição ou até mesmo desmaio devido à reduzida quantidade consumida de carboidratos, principal fonte de energia do corpo. A prática de atividade física durante o período de seguimento da dieta não é recomendada.
A restrição de gorduras pode comprometer a absorção de vitaminas lipossolúveis. Já a drástica e prolongada restrição de proteínas pode prejudicar a formação de hormônios e reparação de tecidos, assim como impactar sobre os níveis de ferro, favorecendo ao desenvolvimento de anemia.
A perda de peso prometida por este tipo de dieta é causada pela eliminação de líquidos do corpo e massa magra, ou seja, os seguidores estendem o período da dieta por acreditar que estão emagrecendo, porém na verdade estão perdendo líquidos e reduzindo musculatura.
Recomenda-se cautela neste tipo de alimentação, que comprovadamente não são consideradas de efetivo resultado de manutenção do emagrecimento, e se utilizadas por períodos maiores, só trazem mais peso e danos à saúde.


Cassia Medeiros - Nutricionista 

Clinica Nutrivida

Nenhum comentário:

Postar um comentário