Existem inúmeros produtos no mercado das bebidas e suplementos nutricionais que muitas vezes causam confusão e até medo do consumidor, fruto da falta de informação correta. Dentre os inúmeros exemplos que poderíamos utilizar para ilustrar esta situação podemos destacar três produtos muito comuns: bebidas energéticas, bebidas esportivas ou isotônicos e substâncias ou suplementos chamados de termogênicos.
Energéticos: Os energéticos são os produtos que inicialmente eram conhecidos somente como as bebidas consumidas associadas ao consumo de álcool, e que posteriormente passaram também a ser associadas às atividades esportivas.
Os energéticos têm em sua composição um carboidrato que é a glucoronolactona, um aminoácido que é a taurina, um estimulante que é a cafeína e vitaminas do complexo B. Em uma latinha do produto existem cerca de 80 mg de cafeína, a mesma quantidade de duas xícaras de café expresso.
Termogênicos: Os produtos chamados de termogênicos é que precisam ser vistos com cuidado. Alguns produtos denominados de termogênicos contém a própria cafeína, que é permitida, desde que não se abuse do seu consumo. O problema é a possibilidade de alguns produtos comercializados à revelia do controle da ANVISA conterem efedrina, que é proibida em suplementos nutricionais. Esta substância é perigosa para a saúde. Ela estimula o metabolismo por um efeito no sistema nervoso que causa dependência, podendo também causar arritmias cardíacas. Por seu efeito de acelerar o metabolismo, pode promover redução de peso corporal, tanto de massa gorda como de massa magra, entretanto, quando seu consumo é interrompido, existe de imediato um efeito rebote, e invariavelmente o peso perdido é recuperado. Evite o consumo de qualquer produto que contenha efedrina.
Isotônicos: Os isotônicos ou bebidas esportivas são bebidas com sais minerais (sódio e potássio), carboidratos (açúcares) além de água.
Cássia dos Reis Medeiros – Nutricionista
www.clinicanutrivida.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário