A concentração baixa de sódio no sangue (Hiponatremia) é mais comum em atletas que fazem atividades de longa duração. Após as maratonas e competições de triatlon, é muito comum que esses atletas estejam com o nível de sódio muito abaixo do normal. A concentração de sódio deve estar dentro do limite normal pois assim a transmissão dos impulsos nervosos e o funcionamento dos músculos acontecem da maneira mais adequada, uma queda mesmo que pequena desse nível no sangue, pode causar muitas alterações nessas funções.
Sintomas da Hiponatremia
Os primeiros sinais geralmente são sutis e parecem com os sinais da desidratação, como náuseas, cãimbras musculares, desorientação, fala confusa, confusão mental e atitudes inapropriadas. O que normalmente ocorre quando o atleta chega a esse ponto é beber água, o que gera mais problemas ainda. Os sinais intensos podem ser convulsões, coma ou morte.
Prevenção
- Use líquidos isotônicos que contenham sódio durante exercícios de longa distância ou alta intensidade.
- O atleta deve saber a quantidade de suor que elimina.
- Fazer uma programação de hidratação e nutrição durante os treinos e provas.
- Evite usar aspirina, ibuprofeno e outros anti inflamatórios não esteroidais, pois podem aumentar o risco de hiponatremia em atletas.
É importante lembrar que todos esses atletas respondem diferencialmente ao exercício, a reposição de sódio também poderá variar.
Cássia dos Reis Medeiros – Nutricionista
www.clinicanutrivida.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário