quinta-feira, 25 de julho de 2013

NUTRIÇÃO: Frio X atividade física X alimentação

Com temperaturas menores, uma boa parte das pessoas deixam de praticar atividades físicas. Neste mesmo período, juntamente com o consumo de alimentos mais calóricos, algumas alterações no organismo e de comportamento podem ser observadas.
Muitas pessoas não tem o conhecimento que interromper as atividades físicas, nas estações mais frias, fragiliza o organismo, pois a prática de atividades aumenta a resistência orgânica do indivíduo.
Durante o inverno, o corpo irá queimar mais calorias para manter-se aquecido, então, desta maneira, quem pretendem eliminar peso pode se aproveitar das mudanças metabólicas do corpo geradas pelo frio, pois o mesmo pode se beneficiar dos exercícios e aumentar seus efeitos.
Agora não torne o clima frio um obstáculo para a pratica de atividades, e sim o utilize como estimulo. Utilize roupas quentes e leves, mantenha o corpo hidratado, pois não transpiramos tanto, porém aumentamos a nossa diurese.
Motivos a mais para não pararmos durante o clima frio:

- Após o 15º dia, há uma diminuição da capacidade aeróbica, diminuindo a disposição para realizar tarefas simples;
- Alimentação mais calórica, havendo sobra de energia no organismo, ou seja, "gordurinhas extras" esperando para serem queimadas.
- A diminuição de exercícios fragiliza o organismo e desregulariza as funções fisiológicas, como o apetite e o sono, além de tornar o coração mais vulnerável a doenças.
- Redução na produção de endorfinas (responsaveis pela sensação de bem-estar) podendo trazer mais facilmente a dificuldade para dormir bem e também irritabilidade.
- A falta de atividade física, deixa o corpo mais tenso e preguiçoso, dificultando as tarefas mais fáceis do nosso dia-a-dia.

Cássia dos Reis Medeiros – Nutricionista

Carolina Riet – Nutricionista

www.clinicanutrivida.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário