quinta-feira, 27 de março de 2014

NUTRIÇÃO: Auto-suplementação traz riscos à saúde de praticantes de atividade física

O uso de suplementos alimentares se torna um fenômeno cada vez mais comum nas academias. A busca por melhor qualidade de vida e principalmente um corpo adequado aos padrões estéticos faz com que os praticantes se tornem usuários dessas substâncias, gastando uma grande quantidade de dinheiro para chegar aos objetivos. O grande problema é que muitos frequentadores fazem o uso da auto-suplementação, sem o acompanhamento de um profissional da saúde.
O uso indiscriminado de suplementos sem que haja uma avaliação da necessidade dos mesmos pode levar a consumo exagerado de alguns nutrientes ou promover desequilíbrio entre as substâncias e prejuízos à saúde do indivíduo.
Da mesma forma que não se deve utilizar remédios sem a indicação de um médico, o mesmo deve ser considerado sobre os suplementos. Devemos ter o cuidado de procurar um profissional nutricionista e verificar a necessidade e as indicações individualizadas de suplementos. A procura de resultado rápido leva o consumidor a investir em produtos que prometem milagres sem mudança de comportamento.
Devemos questionar tais promessas e ver até que ponto elas são verdadeiras. Além disso, a suplementação não substitui uma alimentação correta e nutritiva. “Suplemento não substitui refeição”. O melhor aliado a prática do exercício físico é uma alimentação devidamente elaborada.

Cássia dos Reis Medeiros – Nutricionista

www.clinicanutrivida.blogspot.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário