segunda-feira, 31 de março de 2014

SAIA DO ZERO: Atividades Físicas ajudam a combater a baixa autoestima

Praticar exercícios físicos com regularidade faz bem à saúde. A máxima, recomendada por especialistas de diversas áreas médicas, se aplica também à mente: movimentar o corpo também aumenta a autoestima. As atividades físicas são um recurso importante para manter o equilibrio emocional. Os efeitos psicológicos são grandes. Alivia o estresse, melhora a memória, diminui a insegurança e a ansiedade. Praticar exercícios, por si só, é excelente para a saúde do organismo, mas os ganhos de quem deixa o sedentarismo são maiores ainda e geram impactos não só na estética e no bem-estar físico. O sistema nervoso também lucra.
A saúde melhora e os benefícios se expandem para o restante do corpo. Ao praticar exercícios físicos o fluxo de sangue no cérebro melhora, os níveis de substâncias que aumentam a sensação de bem-estar cresce, a capacidade de lidar com problemas como, por exemplo, a insônia, fica maior. "Recuperar a autoestima fica mais fácil. O indivíduo pode extrair uma série de ganhos pessoais e aumentar a qualidade de vida.

sexta-feira, 28 de março de 2014

PÓS TREINO: Lanches para antes e depois do treino

Você já deve ter escutado que é fundamental se alimentar antes de praticar uma atividade física, certo? Mas você sabe quais são os alimentos mais indicados para antes e depois da ginástica?

Por que é importante comer antes do treino?
Bem alimentado, o corpo responde melhor aos estímulos da atividade física - tanto para enxugar as gordurinhas quanto para ganhar músculos.

Sempre preciso incluir carboidrato na alimentação pré-treino?
Sim, mas prefira os carboidratos integrais aos refinados. Evite alimentos como arroz branco, geleia e chocolate, pois dificultam a queima de gordura corporal. "O principal nutriente que dá energia é o carboidrato, por isso ele não pode faltar antes do exercício. Mas se desejar uma energia mais duradoura, o interessante é consumi-lo junto com uma proteína.

E no pós-treino?
Depois do exercício, é fundamental consumir uma proteína -- nutriente é fundamental na construção dos músculos. "Se puder consumir um carboidrato junto com a proteína, melhor ainda. Assim, além de ficar durinha, você repõe os estoques de energia.


Fonte: Revista Boa Forma

quinta-feira, 27 de março de 2014

NUTRIÇÃO: Auto-suplementação traz riscos à saúde de praticantes de atividade física

O uso de suplementos alimentares se torna um fenômeno cada vez mais comum nas academias. A busca por melhor qualidade de vida e principalmente um corpo adequado aos padrões estéticos faz com que os praticantes se tornem usuários dessas substâncias, gastando uma grande quantidade de dinheiro para chegar aos objetivos. O grande problema é que muitos frequentadores fazem o uso da auto-suplementação, sem o acompanhamento de um profissional da saúde.
O uso indiscriminado de suplementos sem que haja uma avaliação da necessidade dos mesmos pode levar a consumo exagerado de alguns nutrientes ou promover desequilíbrio entre as substâncias e prejuízos à saúde do indivíduo.
Da mesma forma que não se deve utilizar remédios sem a indicação de um médico, o mesmo deve ser considerado sobre os suplementos. Devemos ter o cuidado de procurar um profissional nutricionista e verificar a necessidade e as indicações individualizadas de suplementos. A procura de resultado rápido leva o consumidor a investir em produtos que prometem milagres sem mudança de comportamento.
Devemos questionar tais promessas e ver até que ponto elas são verdadeiras. Além disso, a suplementação não substitui uma alimentação correta e nutritiva. “Suplemento não substitui refeição”. O melhor aliado a prática do exercício físico é uma alimentação devidamente elaborada.

Cássia dos Reis Medeiros – Nutricionista

www.clinicanutrivida.blogspot.com.br



terça-feira, 25 de março de 2014

MARCAS E TECNOLOGIAS: Asics Gel Cotend

O Gel Contend é a primeira linha Asics para atletas iniciantes. Voltado para caminhadas, corridas leves e uso em academia, o modelo possui tecnologias básicas que permitem treinos mais seguros. O sistema em Gel - Rearfoot Cushioning System tem como finalidade proporcionar treinos mais suaves, tendo em vista que sua base é um material siliconado que fornece sensação de conforto diferenciada. Porém neste modelo o sistema em gel chama-se Gel-Forefoot que garante amortecimento na região do calcanhar, minimizando a pressão do choque inicial das passadas.
A aderência nas passadas é garantida pela tecnologia Asics AHAR(ASICS HIGH ABRASION RUBBER), que consiste em uma composição diferenciada da borracha em regiões onde o desgaste é maior que são no calcanhar e na parte dianteira do calçado. Para aumentar a durabilidade desta regiões, foi inserido na composição onde a abrasão (desgaste) é maior, um composto de carbono na sola o que aumenta de forma considerável a resistência do calçado.

Pisada: Neutra
Indicação: Corrida leve, caminhadas e academia 

segunda-feira, 24 de março de 2014

SAIA DO ZERO: Partiu Step

Step é uma das atividades mais procuradas na academia, é um exercício excelente para queimar calorias, o aluno sobre, desce, vira, pula em um degrau e executa movimentos de braços que pode ser feito com ou sem halteres. Envolve música e exercícios com coreografias, o que se torna uma maneira divertida de ficar em forma.

Benefícios do Step
1.Melhora o condicionamento cardiorrespiratório;
2.O praticante pode queimar até 700 calorias em uma aula;
3.Principais músculos trabalhados são: panturrilhas, coxas e bumbum;
4.Melhora a coordenação motora;
5.Oferece menos riscos de contusões.

quinta-feira, 20 de março de 2014

ÍDOLOS DO ESPORTE: Drogba

Didier Yves Drogba Tébily , ou simplesmente Didier Drogba , é um futebolista marfinenseque atua como atacante. Atualmente, joga pelo Galatasaray, da Turquia.
Grande ídolo do Chelsea, ganhou importantes títulos pela equipe, mas recentemente deixou o clube para atuar no futebol chinês atraído por um dos maiores salários do futebol mundial. Seus principais atributos são: força física, habilidade no ar e poder para manter a posse da bola.
Drogba é considerado um dos melhores atacantes e jogadores em atividade no mundo. É também a estrela maior do futebol de seu país natal, a Costa do Marfim. Drogba é especialista em cobranças de falta.

NUTRIÇÃO: Alimentação correta para o jogador de futebol

Assim como qualquer atleta, um jogador de futebol deve tomar muitos cuidados em relação à sua dieta e hábitos alimentares, pois, é o que ele come no dia-a-dia que fará grande diferença para o rendimento nos treinos, recuperação do corpo e energia nos dias de jogo. Muitos pensam que independente do que comer, terá a mesma performance, porém esse é um grande erro.
Basicamente, o futebolista deve seguir as recomendações de alimentação saudável (reeducação alimentar) para melhorar sua saúde, sistema imunológico, energia e recuperação, porém, existem alguns aspectos na dieta de um atleta que são diferentes do que de uma pessoa que não pratica o mesmo volume de exercícios do que ele. Se o jogador não se organizar em relação à sua dieta e suplementação, poderá perder força, rendimento e velocidade dentro do campo.
A seguir, alguns tópicos da nutrição esportiva para o jogador de futebol:
· Carboidratos: É o carboidrato o responsável pela energia, força e reserva nos músculos. Então, o jogador deve fazer cerca de 6 refeições ao dia e todas devem contar carboidratos. Fontes: pães, cereais, arroz, macarrão, batata, mandioca, maltodextrina (usada pré e durante treinos), dextrose (usada após o treino ou jogo), biscoitos, massas, etc.
· Proteínas: são elas que ajudam na reparação e manutenção da massa magra do jogador, muito importante, pois melhora a potência, boa forma e peso do atleta. Não deve haver exagero no consumo desse nutriente, pois senão, o consumo de carboidratos ficará menor. Fontes: leite, queijos, carnes, aves, peixes e ovos.
· Gorduras: todos os futebolistas necessitam de um pouco de gordura no cardápio, para uma adequada fabricação hormonal e um pouco de reserva de energia. Eles deverão preferir as gorduras boas: azeite, abacate e castanhas.
· Vitaminas e Minerais: Muitos atletas pecam nesses nutrientes, pois não gostam muito de frutas, legumes e verduras. Tome cuidado, afinal, as vitaminas e os minerais são peças fundamentais no quebra-cabeça que é o metabolismo. Eles ajudam no fornecimento de energia, mantém a saúde e equilíbrio do corpo, nutrem ossos, dentes e músculos e atuam como coadjuvantes na fabricação de substâncias e hormônios importantes.
· Líquidos: Importantíssimos! Os futebolistas treinam intensamente todos os dias o que facilita a desidratação. Um atleta desidratado é um atleta fracassado. O ideal é ingerir líquidos durante o dia todo, em grandes quantidades, sejam eles: água mineral, água de coco, isotônicos e sucos naturais. Evitar refrigerantes e álcool!

Cássia dos Reis Medeiros – Nutricionista
www.clinicanutrivida.blogspot.com.br

MARCAS E TECNOLOGIAS: Linha Live por Carol Castro

Gurias, esta dica é para vocês que não dispensam um look fitness para arrasar na academia/treino. A Madalena Sports está para receber a linha Live Fitness 2014, com a atriz Carol Castro mostrando tudo o que a coleção tem de melhor.
Moletons, agasalhos, leggings, macacões e muito mais. As cores que prometem bombar na estação estão aqui.
Fiquem ligados nas próximas novidades e dicas da nossa página. Vem muita coisa boa por aí galera!
https://www.facebook.com/madalenasports

domingo, 16 de março de 2014

SAIA DO ZERO: Quem dança é mais feliz!

Uma ótima atividade para se exercitar e queimar calorias de um jeito diferente e divertido édançar. A dança, além dos benefícios estéticos, proporciona doses derelaxamento e diversão, trazendo ao aluno uma diversidade de exercíciosque ele não encontraria em mais nenhum esporte. Além disso, por envolver música associada ao movimento e expressão corporal, traz ao praticante, a sensação de liberdade e vivências diferentes com o corpo.
Talvez por isso, o número de mulheres que procuram escolas de dança ou aulas dançantes nas academias com o intuito de perder peso, tem aumentado cada vez mais.
Dançar é uma atividade física que leva ao aumento do gasto energético. Algumas modalidades podem gastar mais e outras menos. Uma pessoa com 70 kg, por exemplo, pode gastar durante 60 minutos dançando um ritmo moderado, cerca de 315 kcal. Esta demanda energética equivale ao gasto estimado de uma caminhada ou um passeio de bicicleta leve a moderado. Dançando 4 vezes por semana, esta pessoa poderá gastar 1260 kcal e, aliada a dieta equilibrada, este gasto calórico contribuirá para um emagrecimento mais rápido e saudável.

Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness




sábado, 15 de março de 2014

NUTRIÇÃO: Lanche pós treino

Depois do exercício, é fundamental consumir uma proteína -- nutriente é fundamental na construção dos músculos. Se possível consumir um carboidrato junto com a proteína, melhor ainda. Assim, além de manter a musculatura, os estoques de energia são repostos.
Dependendo do sexo, altura, treino, objetivo e da quantidade ingerida de
alimentos, esta alimentação pode ajudar no emagrecimento e no aumento da massa magra.
Além disso, a água é vital o tempo todo: antes, durante e depois dos exercícios. Bem hidratado, seu organismo responde melhor ao processo de emagrecimento, ganho de massa muscular e afasta as doenças.


Cássia dos Reis Medeiros – Nutricionista

sexta-feira, 14 de março de 2014

DICAS PÓS TREINO: Isotônicos pós atividades físicas

Repor as energias rapidamente. Assim pode ser descrita, resumidamente, a principal função das bebidas isotônicas. Estas possuem concentração semelhante aos fluidos corporais, de forma que podem ser transferidas, facilmente, para a corrente sanguínea, repondo perdas causadas por transpiração excessiva ou diarreia. Os repositores hidroleletrolíticos têm se tornado o suplemento mais consumido por praticantes de atividade física.
São bebidas isotônicas a água de côco, o soro caseiro e os industrializados líquidos coloridos de sabor forte vendidos em garrafinhas de plástico e distribuídos em copinhos em grandes corridas. Mas, corredor, é bom ficar atento. Nem sempre o seu consumo é recomendado.
A nutricionista também aponta que a função deles é repor a perda de eletrólitos, como o sódio, o potássio, entre outros, também a perda de água e de glicose, retardando, assim, a fadiga muscular, a hipoglicemia e a hipotensão.
Mas nada de consumir sem indicação, afinal, isso pode causar alteração de pressão, já que se estaria consumindo micronutrientes em excesso.
Hidratação é feita com muita água e, quando for necessária a reposição, aí sim, entra o isotônico. E se está na dúvida se vai beber o de frutas cítricas ou de limão, não se preocupe, os diferentes sabores não interferem no efeito da bebida. Escolha o que agrada mais o seu paladar e faça boas corridas.



terça-feira, 11 de março de 2014

MARCAS E TECNOLOGIAS: Mizuno Wave Ultima 6

Galera, quem aí não dispensa uma boa corrida ou caminhada, com certeza tem que conhecer o Mizuno Wave Ultima 5.
Basta calçar o Tênis Mizuno Wave Ultima 5, para você sentir toda sua qualidade e a melhora da performance durante o running ou treinos na academia. Sendo a quinta versão de um dos modelos de mais sucesso da Mizuno, traz como principais características o cabedal em tecido de tramas abertas, que permitem a ventilação interna, a entressola em tecnologia que ameniza a pressão no calcanhar, absorve os fortes impactos e propulsiona a passada, e o solado em borracha antiderrapante para maior estabilidade a aderência nas superfícies acidentadas. Seu design é bem-agressivo e invocado, deixando teus pés em destaque no esporte. Como o conforto é imprescindível, foi desenvolvida uma palmilha anatômica que auxilia na conquista da melhor passada, e o interior forrado em tecido dupla frontura, que inibe o atrito com a pele e maximiza o conforto.
Supere todos os desafios e obstáculos com o Tênis Mizuno Wave Ultima 5. Confira muito mais na nossa página oficial do Facebook: https://www.facebook.com/madalenasports

sexta-feira, 7 de março de 2014

ÍDOLOS DO ESPORTE: Garrincha

Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha ou simplesmente Garrincha (28 de outubro de 1933-20 de janeiro de 1983) foi um futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes apesar do fato de ter suas pernas tortas. É considerado por alguns o maior jogador de futebol de todos os tempos e o mais célebre ponta-direita da história do futebol. No auge de sua carreira, passou a assinar Manuel dos Santos, em homenagem a um tio homônimo, que muito o ajudou. Garrincha também é amplamente considerado como o maior driblador da história do futebol.
Garrincha, "O Anjo de Pernas Tortas", foi um dos heróis da conquista da Copa do Mundo de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo de 1962 quando, após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro

quarta-feira, 5 de março de 2014

6 DICAS PARA CORRER UMA MEIA MARATONA

Se você está querendo participar de uma corrida, mais especificamente uma meia maratona, vão aqui dez dicas para você mandar bem psicológica e fisicamente priorizando a maior eficiência.

Primeiramente você precisa de um objetivo. Não adianta cada dia correr com algo diferente em mente. Você precisar descobrir aquilo que te instiga a correr, olhar la na frente e colocar os pés na estrada.

Pertença a algum grupo de corrida. Nada melhor para incentivar alguém a correr do que a própria competitividade. Isso faz com que correr se torne um compromisso e fique mais difícil para você.

Você precisa balancear os treinos e as corridas. Tem gente que treina tão pesado que na hora da corrida não consegue correr bem. O treino leve e o descanso fazem parte do plano de treino por algum motivo.

Participe de outras competições além da sua meia maratona. Corra um pouco diariamente. As 23 horas restantes são tão mais gratificantes quando você corre por uma horinha. O importante é você gostar de correr e fazer tudo que gira ao redor do esporte para se incentivar.

Todos temos pensamentos negativos e que nos temos que transforma-los em positivos, senão esses afetarão muito negativamente a sua corrida. O fator psicológico conta muito durante a sua corrida.

Porém, ainda que você tenha todas essas informações técnicas de tempos, não se limite ao teórico e priorize o que está sentindo em cada momento da prova. Acha que pode correr mais? Corra. Está demasiadamente cansado? Diminua a intensidade.