Algumas pessoas frequentam academias, praticam esportes durante a semana mas, ao chegar o final do mês o resultado na balança é quase nulo. Então, aparecem anúncios de produtos milagrosos que ajudam a queimar mais calorias durante os exercícios e na perda de vários quilos em um curto período de tempo: os termogênicos. Este público se apoia nestas substâncias que, além de não serem milagrosas, podem trazer riscos graves à saúde.
O uso deste produto pode levar a taquicardia, pressão alta, acidentes vasculares cerebrais, alteração de humor, insônia, ansiedade, falta de ar, problemas no fígado e rins, complicações nos pulmões e insuficiência cardíaca.
A principal substância termogênica é a efedrina - proibida no Brasil e nos EUA. No Brasil, os suplementos são feitos à base de cafeína, porém, diferente da efedrina e da anfetamina - que têm efeito mais agressivo - o corpo se adapta facilmente à cafeína, por isso ela deixa de aumentar o gasto calórico no organismo.
Os termogênicos aumentam a temperatura corporal e os batimentos cardíacos, o que dá mais disposição e energia para praticar atividades físicas. O sangue circula em velocidade mais elevada pelo organismo e ocorre a dilatação das veias. No entanto, a quantidade de substâncias termogênicas nos suplementos regularizados no Brasil é inferior à necessária para emagrecer.
Cássia dos Reis Medeiros – Nutricionista
www.clinicanutrivida.blogspot.com.br