quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

NUTRIÇÃO: Importância do selênio na atividade física

O selênio é um antioxidante que combate os danos causados pelos radicais livres, melhora a saúde cardíaca, luta contra alguns tipos de cânceres, tem papel fundamental no bom funcionamento da tireóide, auxiliando o metabolismo e a produção de hormônios críticos, com isso essencial para auxiliar a definição muscular.
As moléculas, geradas no momento da prática desportiva, provocam danos aos tecidos e células, o que resulta em prejuízos no desempenho. Quando a concentração intramuscular de radicais livres encontra-se elevada, ocorre comprometimento da função contrátil das células musculares, antecipando a fadiga.
Vale destacar que radicais livres não estão apenas associados à queda do rendimento esportivo, mas também ao aparecimento de doenças como artrite, Alzheimer, aterosclerose, diabetes, câncer, cardiopatias, inflamações crônicas e doenças do sistema imune.
Durante o exercício físico ocorre o que chamamos de estresse oxidativo, em que a produção de espécies reativas de oxigênio é superior àquelas que a nossa defesa antioxidante é capaz de combater.
Para dar uma ajuda extra e tornar o seu sistema de defesa antioxidante mais forte, não podem faltar em sua alimentação micronutrientes, como o Selênio, determinantes no combate aos radicais livres.
Apesar de praticantes de atividades físicas aeróbias sofrerem mais com os efeitos danosos dos radicais livres, todos os desportistas devem estar atentos a adequada ingestão de alimentos que fortalecem nossa defesa. Além disso, para restabelecê-la e modular as conseqüências maléficas oriundas dos radicais livres, em alguns casos a suplementação com vitaminas e minerais pode ser necessária. Para tanto, o acompanhamento com um profissional é de fundamental importância para a definição das doses, levando em consideração todo o planejamento nutricional.

Cássia dos Reis Medeiros – Nutricionista

www.clinicanutrivida.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário