O período menstrual costuma ser algo que impede muitas mulheres de seguirem a rotina de treino correta. É necessário que haja uma programação de exercícios contando com as inúmeras variações hormonais causadas pela menstruação.
O corpo inchado, as cólicas, dores no corpo e nos seios, irritação e outros sintomas, vêm todos os meses, é preciso saber lidar com eles para que o treino não fique abalado e possa se adaptar ao seu corpo e às suas necessidades. Mas como os sintomas do período menstrual não são comuns a todas as mulheres, este é um tema muito difícil de ser debatido.
Os especialistas dividem a rotina de treino do mês da mulher em 4 fases, veja quais são:
1- Fase folicular
É dividida em duas, a menstrual e a pós menstrual, totalizando de 10 a 12 dias do seu mês. Treinos leves, caminhadas, exercícios aeróbicos e treinos regenerativos são os mais recomendados. Se você achar necessário repousar nos dois primeiros dias do ciclo, isso não causará efeito negativo na sequência de treinos e você voltará mais relaxada e com pique para os próximos dias.
2- Fase ovulatória
Entre o 13º e o 16º dia do período, e é a fase em que costumamos ficar mais desastradas, com menos coordenação e força. Nesses dias você pode pegar leve, seu corpo agradecerá.
3- Fase pós-ovulatória
A partir do 16º dia, ocorre um pico de força e intensidade no corpo da mulher. Se jogue, é essa a hora de ganhar músculos e pegar pesado no treino.
4- Fase pré-menstrual (TPM)
Costuma ser a partir do dia 25 do seu ciclo, até o início do novo ciclo. É a fase que incomoda mais. A mulher que nunca passou um dia ruim, pura e exclusivamente, por estar na TPM, jogue a primeira pedra. Os níveis de estradiol e serotonina (hormônios que causam bem estar) caem drasticamente, e o cortisol, hormônio do estresse, aumenta bastante. Nessa fase, exercícios leves são os melhores, farão você se sentir outra mulher!
Converse com seu personal ou preparador físico para planejar a maneira mais fácil de adaptar seus exercícios ao seu ciclo, e note a diferença no seu dia-a-dia. Se joga, mulher! Menstruação é algo natural e não deve fazer com que você pare o seu dia. Com os treinos adaptados, o ciclo mantém-se regular e evita vários desgastes dessa época.