A gestação é um período de intensas modificações na mulher, e a influência da nutrição e atividade física no período gestacional merece destaque, por sua importância na promoção e manutenção da qualidade de vida. Além disso, mudanças na ingestão alimentar e na atividade física durante a gravidez podem afetar a quantidade de energia necessária para o desenvolvimento fetal.
As alterações fisiológicas que acontecem na gestação interferem no metabolismo de todos os nutrientes. A gestante praticante de atividades físicas necessita consumir pelo menos 300 calorias por dia a mais do que as 300 calorias já recomendadas para a não ativa, no segundo e terceiro trimestre gestacional.
Assim, para a correta elaboração do cardápio da mamãe, é necessário o entendimento do dia a dia da gestante, seus hábitos alimentares e atividade física que pratica. Essas informações, associadas a fatores como peso pré-gestacional, peso atual, estágio da gravidez, condição física, intensidade e duração do treino, darão condições para o nutricionista desenvolver um trabalho personalizado.
Cássia dos Reis Medeiros – Nutricionista
Nenhum comentário:
Postar um comentário