quarta-feira, 13 de novembro de 2013

NUTRIÇÃO: Cãimbras e Atividade física

As cãimbras são caracterizadas por contrações musculares, involuntárias, acompanhadas de fortes dores.
São vários os fatores que podem desencadear um episódio de cãimbra. Os mais importantes são:
Hidratação Insuficiente : A desidratação é um dos fatores que pode originar a cãimbra. As recomendações do American College of Sports Medicine, são de 200 a 250 ml de água a cada 15 ou 20 minutos de atividade física. Para avaliar se você está se hidratando de forma eficiente, pese-se antes e imediatamente após a prática de atividade física. Se sua perda de peso for superior a 2%, significa que você se hidratou de forma insuficiente e já apresenta algum grau de desidratação.
Falta de Sódio : O Sódio, juntamente com o Potássio, é considerado um eletrólito importante e necessário para a transmissão dos impulsos nervosos, estimulação e contração dos músculos e bom funcionamento das glândulas.
Indivíduos normais podem consumir até 5g (1 colher de chá) de sal ao dia. Atletas costumam ter uma perda maior, portanto, é natural que aumentem o consumo.
A prática de atividade física em dias muito quentes aumenta a perda de água e de sais, através da transpiração. Por isso, no calor, é importante a ingestão de algum tipo de bebida isotônica para repor as perdas desse mineral.
Falta de Cálcio : O Cálcio também é um mineral envolvido nas contrações musculares, inclusive na do músculo cardíaco. O Cálcio é retirado dos ossos, para suprir a falta do circulante, e prover o que for necessário para uma contração normal. Atletas que eliminam laticínios ricos em Cálcio (leite, iogurtes, queijos) podem começar a apresentar episódios de cãimbras.

Cássia dos Reis Medeiros – Nutricionista

.clinicanutrivida.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário