terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Correr na praia ou no asfalto?

Verão é época de curtir a praia, o que leva muitos veranistas a trocar o asfalto pela areia na hora de praticar aquela corridinha diária. Fugir do asfalto para a areia é bom para variar o treino, distrair a cabeça e reforçar o condicionamento, mas é necessário tomar alguns cuidados.
A irregularidade da areia ajuda na prevenção de lesões, já que é um terreno com menos impacto sobre as articulações, e por isso é uma ótima forma de elevar o volume semanal de treinos e poupar as articulações e ossos. Mas por outro lado, a exigência muscular é grande em razão da força utilizada no momento de tirar o pé da areia. 

Já o asfalto tem como grande dificuldade o alto impacto, o que pode causar lesões nas articulações do tornozelo e do joelho, mas que podem ser amenizadas com o uso de um calçado adequado.

Para correr na areia, o ideal é descalço. Entretanto, várias praias são cheias de lixo, o que pode se tornar um pesadelo ao corredor . Assim, recomenda-se o uso de sapatilhas ou tênis específico.

Em relação ao desempenho, alguns estudos apontam uma redução da velocidade se você se dedicar demais aos treinos na areia. Por isso, consulte sempre seu treinador para saber realmente qual momento do treinamento que você deve correr na areia.


Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/guia/correr-na-areia-ajuda-na-preparacao-fisica-mas-exige-cuidados-do-atleta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário